quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jongo de Pinheiral é atração hoje no IFRN e TAM

Jongo de Pinheiral dança hoje no IFRN, às 15h, e às 18h, no TAM
O grupo fluminense Jongo de Pinheiral é uma das atrações de hoje do Agosto da Alegria 2013, com apresentações no IFRN às 15h30 e às 18h no TAM. O tradicional grupo Boi de Manoel Marinheiro, da comunidade de Felipe Camarão, abre a programação no IFRN e no teatro. E o Grupo Rabecacello, do Ceará, fecha a noite de apresentações. 
O grupo do Rio e Janeiro chegou ontem a Natal e se apresentou por conta própria na UFRN (foto: Keila Sena/celular)
Sobre o Jongo: 
Recebe designações variadas como caxambu, batuque, tambor ou tambú. Trata-se de uma dança de roda que reúne dançarinos de ambos os sexos. Ao som de tambores, os membros entoam músicas chamadas de ponto cifrados, fazendo uso de dialetos africanos. O grupo Jongo de Pinheiral, formado por moradores da comunidade, mantém vivo está expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiros, berço histórico de Pinheiral. Em 2000, o Grupo Jongo de Pinheiral foi tombado pelo Governo Federal como Patrimônio Histórico Imaterial sendo reconhecido como bem cultural do Brasil.
Serviço: 
Agosto da Alegria 2013 - Circuito Brincantes - 
 21/08 (quarta), às 15h30, no IFRN Cidade Alta, e às 17h, no Teatro Alberto Maranhão - Boi de Manuel Marinheiro e Jongo de Pinheiral. 
22/08 (quinta), às 18h, no TAM - Pastoril de Dona Joaquina, Chegança de Barra de Cunhaú, Grupo de Folguedos e Danças (AL) e Rabecacello (CE).  
23/08 (sexta), Às 18h, no TAM - Araruna e Samba de Pareia (SE).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário