segunda-feira, 4 de março de 2013

Espetáculo de teatro para crianças marca 12 anos da Casa da Ribeira

Espaço cultural comemora aniversário com estreia de Os Perigos de Vitória, apoiado pela Lei Câmara Cascudo

No mês de março a Casa da Ribeira comemora 12 anos de atividades com projetos para a valorização das artes e culturas brasileiras e dá as boas-vindas ao novo ano com oportunidades para expressão e confraternização. A data especial será comemorada com a estreia do espetáculo de teatro para crianças, Os Perigos de Vitória, dia 06 de março às 20h, na sala Cosern de Teatro.

O espetáculo é fruto do décimo segundo edital da Casa, o Cena Aberta Formação, que após um processo de seleção e quatro meses intensos de ensaios, os novos atores da cidade estão preparados para mostrar o resultado do projeto. Além da estreia, Os Perigos de Vitória será apresentado também no dia 17/03 às 17h, e ao longo do mês de abril para educandos das escolas públicas do município. O projeto Cena Aberta Formação foi viabilizado pela Lei Câmara Cascudo e tem patrocínio do Governo do RN e COSERN.

Construído através de um processo colaborativo, Os Perigos de Vitória é inspirado na Jornada do Herói, e conta a história de uma menina, que descobre um dia antes do seu 12º aniversário, a negociata que os pais fizeram na sua infância a prometendo à Tirana Drago quando completasse doze anos, para ser escrava numa mina de ouro. Ao lado de sua boneca, Vitória sai em busca das terras da Tirana para enfrentá-la e evitar que seja mais uma escrava dessa mina. No caminho ela vai encontrando obstáculos e guardiões, conforme a trajetória do herói.

“É um conto de fadas que traz muitas referências do cotidiano, uma leitura metafórica, mas ampliada. Acontecem coisas terríveis, mas também muito bonitas”, completa o diretor Henrique Fontes.

O elenco é formado por 5 atores: Hugo Ferreira, Glacyane Azevedo, Jociel Luis, Luana Vencerlau e Marina Chuva. Eles estão em processo de formação e foram selecionados no edital Cena Aberta Formação. Ao longo de 4 meses foram conduzidos por uma equipe de profissionais reconhecidos na área teatral da cidade, responsáveis por criar e desenvolver, através de processo colaborativo, um espetáculo de teatro para crianças. Em abril o projeto fará apresentações gratuitas a estudantes de escolas públicas do município.

O espetáculo será reapresentado no dia 17 de março, às 17h, na Casa da Ribeira. Os ingressos podem ser adquiridos a R$20 (inteira) e R$10 (meia), de terça a domingo, das 16h às 22h na bilheteria da Casa. A programação do aniversário de 12 anos da Casa da Ribeira conta com o patrocínio do Sesc e Banco do Nordeste.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário