terça-feira, 19 de março de 2013

Cineclube Natal inicia mostras temáticas de 2013 com filmes sobre o “fim do mundo”, no TCP



Desde que o mundo é mundo seu fim é uma incógnita e rende muito para a imaginação da humanidade. Diversas teorias, profecias e boatos já foram criados para explicar e datar este fenômeno. E como não poderia deixar de ser, ao longo da história do cinema, inúmeros filmes de diferentes gêneros foram produzidos tendo o apocalipse como enredo.

E já que o mundo não acabou em 21 de dezembro – data mais recente prevista para o seu “fim”, tendo por fundamento uma previsão do calendário Maia –, o Cineclube Natal resolveu reunir produções de várias épocas e nacionalidades que dão uma boa perspectiva de como o cinema imaginou, ao longo das décadas, o fim da raça humana.

Seis longas foram selecionados para compor a mostra que ocorrerá de 19 a 24 de março no Teatro de Cultura Popular (Fundação José Augusto), parceiro de longa data do projeto: do clássico “A Hora Final” (On the Beach, 1959, EUA), de Stanley Kramer, à recente produção dirigida por Abel Ferrara “O Fim do Mundo” (4:44 The Last Day On Earth, 2011,EUA/CHE/FRA).

Integra também a lista o filme “Mortos Que Matam” (The Last Man On Earth, 1964, EUA/ITA) de Ubaldo Ragona e Sidney Salkow, primeira das muitas adaptações cinematográficas do livro “Eu sou a lenda” de Richard Matheson.

As sessões começam sempre às 18h30. O valor cobrado para a manutenção custa R$3.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 19 (TERÇA): A Hora Final (On the Beach, Stanley Kramer, EUA, 1959).
A guerra acabou. Ninguém ganhou. Somente os habitantes da Austrália e os homens do submarino americano Sawfish escaparam da destruição nuclear e da radiação. O Capitão Dwight Towers (Gregory Peck) leva o Sawfish para uma missão de reconhecimento para verificar se uma nuvem de radiação se dissipou, mas retorna com tristes notícias: a nuvem é letal. Com os dias e horas minguando, cada um confronta a desastrosa situação à sua maneira.

DIA 20 (QUARTA): Mortos Que Matam (The Last Man On Earth, Ubaldo Ragona e Sidney Salkow, EUA/Itália, 1964).
Robert Morgan (Vincent Price) sobrevive a uma praga global que se defende dos humanos doentes, que temem a luz e se alimentam de sangue, chamando seu nome durante a noite. Ele, imune à doença, tenta desesperadamente encontrar uma cura que possa salvar outros possíveis sobreviventes. O longa-metragem foi a primeira adaptação do livro “Eu Sou a Lenda”, de Richard Matheson.

DIA 21 (QUINTA): Mad Max 2 – A Caçada Continua (The Road Warrior, George Miller, Austrália,1981).
Por causa de uma guerra que acabou com os poços de petróleo no Oriente Médio, a gasolina se torna um bem precioso. Quem tem combustível tem liberdade de ação para atacar ou para fugir, para sobreviver, ou seguir pilhando. Esta é a sociedade do futuro. Agora o ex-policial Max (Mel Gibson), que tem poucos motivos para viver, pois sua mulher e filho foram caçados e mortos por uma quadrilha de motoqueiros, vai ajudar uma comunidade a defender uma refinaria contra uma gangue de motoqueiros e ao mesmo tempo buscar vingar a morte de sua família.

DIA 22 (SEXTA): Miracle Mile, (Steve De Jarnatt, EUA, 1988).
Harry Washello (Anthony Edwards) atende um telefonema em um orelhão, no qual um homem lhe diz que a Guerra Nuclear acabou de começar e que uma bomba atômica chegará em sua cidade dentre 70 minutos. Uma onda de pânico invade a cidade, devido ao rumor sobre este perigo nuclear, e Harry tem pouco tempo para procurar salvar sua namorada e fugir da cidade.

DIA 23 (SÁBADO): A Última Noite (Last Night, Don McKellar, Canadá/França, 1998).
Em 31 de dezembro de 1999, todos aguardam o fim do mundo, previsto para a meia-noite. Faltando poucas horas para a humanidade acabar, os serviços públicos entram em colapso. Em meio ao caos, alguns já estão resignados e pensam como irão passar suas últimas horas.

DIA 24 (DOMINGO): 4:44 – O Fim do Mundo (4:44 The Last Day On Earth, Abel Ferrara, EUA/Suíça/França, 2011).
Em Nova York, num apartamento, Cisco (Willem Dafoe), um ator de meia idade, e Skye (Shanyn Leigh), uma jovem artista plástica, apaixonados, preparam-se para o fim do mundo, que tem dia e hora marcados. Com o peso desta informação, terão de viver o pouco tempo que lhes resta e encontrar uma maneira de lidar com o significado de tudo isso.



SERVIÇO:
Mostra Cineclube Natal
Hora: 18h30
Local:Teatro de Cultura Popular (TCP) – Rua Jundiaí, 641, Tirol
Preço: R$3
Informações: 9406 8177 / 9171 3548

Nenhum comentário:

Postar um comentário