segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Privado é Público de fevereiro abre as atividades de 2013, neste quarta-feira, homenageando o carnaval de Lucarino


sição difundirá o legado do mestre Lucarino, através do acervo de Dona Dorinha do Balanço do Morro
 
Um dos períodos mais festivos do Brasil se aproxima: e com ele, a mais espontânea manifestação da cultura popular brasileira. Pensando nisso, a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto iniciam as atividades do projeto Privado é Público, no ano de 2013, homenageando “O Carnaval de Lucarino - Acervo de Dona Dorinha do Balanço do Morro”, que conta uma parte da história de uma das maiores escolas de samba do RN, de seu icônico mestre Lucarino e do apogeu do carnaval de rua potiguar na década de 60 e 70. O lançamento acontece às vésperas do Carnaval, na próxima quarta-feira, 06 de janeiro, a partir das 18h, na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação José Augusto, já começando a empolgar ainda mais os potiguares. A exposição fica aberta para visitação até o dia 01 de março, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Fundador do G.R.E.S Balanço do Morro no ano de 1966, Lucarino Roberto de Sousa, popularmente conhecido como Mestre Lucarino, conseguiu colocar o carnaval de Natal como o terceiro carnaval do país (perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Olinda). Considerado o grande pai dos foliões do Bairro das Rocas, devido ao seu envolvimento pessoal com seus foliões tirando-os das drogas e de qualquer problema familiar, Lucarino movimentou com bravura as noites de Serestas por todo o estado do RN e encheu de samba qualquer lugar que tenha passado. Compositor exímio de Sambas Enredo, não apenas para a sua Balanço do Morro, mas quem o procurasse. 

A Escola de Samba Balanço do Morro surgiu de uma briga. Mestre Lucarino, componente da escola Malandros do Samba, indispõe-se com os outros integrantes e resolve se desvincular.  Faltando apenas 45 dias para o carnaval, no dia seis de janeiro de 1966, reuniu alguns amigos e fundou a Balanço, que já na estreia revelou-se grande campeã. 

Nome de rua, no bairro das Rocas, Mestre Lucarino ainda não teve o reconhecimento devido. Sua obra encontra-se dispersa, mesmo com algumas gravações recentes. Com o intuito de celebrar a importância deste mestre o projeto Privado é Público traz para o mês do carnaval uma singela homenagem ao Mestre Lucarino, sob a curadoria de Wecsley Mariano.



Serviço:
Privado é Público – O Carnaval de Lucarino
Acervo de Dona Dorinha do Balanço do Morro
Abertura: 06/02
Visitação: até 01 de março, de segunda à sexta, das 8h às 17h
Entrada gratuita
Local: Galeria Newton Navarro, sede da FJA

Informações: 84 3232-5320

Nenhum comentário:

Postar um comentário