terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sítio Novo encerra as festividades ao padroeiro do município com o auto “São Sebastião”



Apresentação apoiada pela Secultrn/FJA acontece no dia 20 de janeiro, após peregrinação dos fiéis

Assim como Santa Cruz, Sítio Novo ganha seu auto em homenagem ao seu padroeiro São Sebastião, no dia 20 de janeiro, logo após a novena e a peregrinação dos fiéis, encerrando com louvor as festividades. Ideia pioneira no município, o espetáculo é apresentado por 25 jovens da cidade, e celebra a paixão ao seu santo, considerado guerreiro e mártir da Igreja, o guardião da fé. O auto ganha o apoio da Fundação José Augusto, que através da Casa de Cultura Popular Palácio Inharé (Santa Cruz), cedeu a agente Débora Raquiel para produzir, dirigir e conceber o Auto de São Sebastião graças a sua experiência com o espetáculo Rita, Senhora dos Impossíveis.

As Festas de caráter religioso no Brasil, desde o período colonial até a atualidade tomaram uma dinâmica própria. Tanto no que concerne aos autores de sua promoção, como pela motivação dos partícipes. Ao atrair pessoas em romaria/peregrinação para pagamento de promessas, pedido de graças e penitência, estes festejos, acabam por se enquadrar no segmento do turismo religioso. As festas em louvor aos santos reúnem elementos que perpassam pelos elementos patrimoniais locais, incorporando-os à cultura e demarcando a religião católica no país, de uma forma singular. 

Em Santa Cruz, considerada capital do Trairi, ante a construção da maior estátua católica da América Latina, fez nascer na juventude local, o desejo e idealização de um grandioso espetáculo: Rita, Senhora dos Impossíveis, financiado pela Fundação José Augusto, desde 2009. Consolidando ainda mais os festejos em louvor a Santa Rita de Cássia, causando forte emoção aos fiéis, e também aos Italianos que puderam assistir ao espetáculo, fazendo nascer o desejo de exibi-lo na cidade de Cássia- Itália. E, seguindo esse pensamento, o auto a São Sebastião pretende se firmar no calendário religioso e ganhar apoiadores para a sua realização e concretização nos próximos anos.

Foto: Elenco em visita a Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário