quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

II Etapa do Curso de Formação dos Agentes de Leitura, em Mossoró, terá três grandes mesas redondas



Mesas acontecerão à noite e destacarão as coleções, poesia, literatura infantil e grandes nomes potiguares

Durante a programação da segunda etapa do Curso de Formação dos Agentes de Leitura, em Mossoró, entre os dias 21 e 25 de janeiro, podemos destacar, além das oficinas, três grandes mesas redondas que acontecerão nas noites dos dias 21, 22 e 23 de janeiro, que abordarão, respectivamente, os seguintes temas: Vingt-Un Rosado e a Coleção Mossoroense, Poetas Potiguares e Literatura Infanto-Juvenil.  As mesas fazem parte da extensa programação que formará mais 250 agentes, totalizando 550 agentes formados pelo programa, que estarão, a partir de março, nas ruas para realizarem seu trabalho, de porta em porta, nas praças, escolas, em todos os lugares para levarem o livro e a delícia da literatura aos 41 municípios do Estado beneficiados pelo programa.

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a literatura potiguar e ampliar os horizontes dos agentes de leitura, que terão a grande missão de, por 12 meses, levar o livro e a literatura às famílias, oriundas principalmente do Programa Bolsa Família, residentes em comunidades, bairros e municípios com baixos índices de IDH e IDEB, a segunda etapa do curso (primeira realizada em dezembro de 2011, em Natal), em Mossoró, oferecerá as mesas redondas, sempre à noite, no Centro de Treinamento Libânia L. Pessoa.

A primeira, no dia 21, logo após a cerimônia de abertura, às 20h20, abordará a temática “Vingt-Un Rosado e a Coleção Mossoroense”, tendo a mesa composta por Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, médico e diretor-executivo da fundação Vingt-Un Rosado Maia; Antônio Kidelmir Dantas de Oliveira, agrônomo,  poeta, escritor e pesquisador do cangaço; e, Antônio Marcos de Oliveira, assessor da Fundação Vingt-Un Rosado. Será debatida a Coleção Mossoroense, que começou a funcionar em 1949 e se tornou uma das maiores editoras de títulos do país, com destaque para as mais de 700 obras que analisavam a temática da seca. Serão temas também, além da coleção, o seu fundador Vingt-Un Rosado, que teve sua vida dedicada ao desenvolvimento da cultura e da educação de sua terra natal; o cangaço e sua forte ligação com a história mossoroense; e, “Ruas e Patronos de Mossoró”, de Raimundo Soares de Brito, falecido em 2012.

Na segunda noite, no dia 22, às 20h, acontece a mesa redonda “Poetas Potiguares”. Formada pelo jornalista Cid Augusto da Escócia Rosado; Francisco Gustavo Medeiros Luz, Poeta, editor de cordel, escritor e fundador da editora Queima Bucha; e, o poeta Antonio Francisco, a mesa abordará a arte poética na literatura potiguar, seus grandes nomes e publicações, além dos estudos feitos em cima dessa parte tão fundamental da literatura no RN, destacando a Editora Queima Bucha e o Sarau Poético.

E, dando fim às mesas redondas, no dia 23, às 20h, acontece a “Literatura Infanto-Juvenil”, que falará sobre suas obras e a parceria certeira entre leitura e brincadeiras, que desenvolvem o interesse prematuro pela literatura e desenvolve o lúdico, tão importante na formação infantil. Farão parte da mesa: Salizete Soares Freire, professora e escritora infantil, e o cartunista Emanuel Amaral.

Lançado no primeiro semestre de 2012, o programa, que ocorre em co-parceria entre o Governo Federal e Governo Estadual, contemplou jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, que em breve devem iniciar as atividades objetivando o acesso à leitura e a socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de desenvolvimento humano e educação. Para isso, lembramos que os agentes, que irão participar dessa etapa de formação e ainda estejam com documentação pendente, precisam apresentá-la para que possam estar aptos às salas de aula.


 Vingt-Un Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário