segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Secretária Isaura Rosado prestigia os formandos do Programa Agentes de Leitura em almoço comemorativo



Além da Secretária Extraordinária de Cultura, evento reuniu a governadora Rosalba Ciarlini e a Coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado

A Secretária Extraordinária da Cultura do RN, Isaura Rosado, participou neste final de semana, no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), do almoço comemorativo de formatura de 220 alunos aprovados no Programa Agentes de Leitura. O momento reuniu diversos poetas, escritores e artistas do nosso Estado e, contou ainda com participação da governadora, Rosalba Ciarlini, e da Coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado.

 A comemoração teve início com a animada apresentação do formando do munícipio de Macaíba, Mikael de Lima. Em seguida, foi a vez da formadora, Silvana Araújo, arrancar aplausos e risadas dos presentes com sua adaptação do monologo “Não gosto de você, Papai Noel”. A formadora ressaltou ainda a importância do programa e o classificou com uma oportunidade ímpar para todos os alunos. “É um programa salvador que trará muito conhecimento para todos os envolvidos”, afirma.

Na oportunidade, Isaura Rosado afirmou que é uma grande alegria ver o empenho de todos os envolvidos e esclareceu alguns pontos para os presentes. “O programa terá um total de 550 novos Agentes de Leitura que trabalharão em 41 municípios, sendo 220 formados agora. Cada agente contará com 100 livros para promover a leitura, saraus e outras atividades relacionadas à cultura, visando estimular o hábito de leitura, principalmente nas famílias de baixa renda e nos aglomerados de maior vulnerabilidade”. A secretaria revelou também que serão formados mais 230 Agentes de Leitura em Mossoró. “Os novos agentes, assim como os formados aqui hoje, receberão uma bolsa para desenvolver atividades de incentivo à cultura pelo período de um ano”, finalizou.

Em seguida, a governadora Rosalba Ciarlini declarou seu encantamento com o projeto e agradeceu a todos os presentes e a secretaria Isaura Rosado. “É uma alegria imensa ver esses jovens se dedicando a um Programa que constrói conhecimento, levando, muitas vezes, às pessoas mais simples o seu primeiro contato com o mundo da Literatura”. A governadora completou, afirmando que é através de projetos como esse que os jovens poderão superar as adversidades e progredir em suas carreiras, consequentemente trazendo mais desenvolvimento para o nosso Estado.

Lançado no primeiro semestre de 2012, o programa, que ocorre em co-parceria entre o Governo Federal e Governo Estadual, contemplou jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, que em breve devem iniciar as atividades objetivando o acesso à leitura e a socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de desenvolvimento humano e educação. Para isso, a secretaria Isaura Rosado solicitou que os formandos comecem organizar os documentos solicitados.

Por: Lais Farias
Fotos: Anchieta Xavier











Nenhum comentário:

Postar um comentário