segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Oficina de Mixagem acontece hoje e amanhã na E.E. Edgar Barbosa, dentro do ciclo Áudio e Vídeo



Ministrada por um dos profissionais mais reconhecidos do ramo, Wilberto Amaral, oficinas são gratuitas

Dando continuidade ao ciclo “Áudio e Vídeo: montando nosso estúdio, que tem como objetivo capacitar os interessados em montagem e organização de som e imagem, a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto oferece (Secultrn/FJA), através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), oferece, hoje e amanhã, na Escola Estadual Edgar Barbosa, a oficina “Mixagem”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no Instituto de Música Waldemar de Almeida, na Rua Açú, 666-A, Tirol, ou no próprio local do curso antes do início das aulas, que acontece a partir das 14h. 

Muitas vezes desconhecido do público em geral, mas com importância reconhecida pelos profissionais de áudio, a Mixagem consiste no processo que vem após a gravação das músicas. Ela é responsável pelo balanço final de tudo que foi gravado, estabelecendo os níveis de volume (planos) de cada instrumento na música. O processo pode ainda ser realizado em apresentações ao vivo, geralmente com o objetivo de obter um equilíbrio entre volume e timbre de todos os componentes, afim de que todos possam ser ouvidos claramente. A oficina, voltada para os engenheiros de som, será ministrada por Wilberto Amaral, músico e técnico em áudio dos mais requisitados do nosso estado.  

O ciclo “Áudio e vídeo: montando nosso estúdio” está dando continuidade à programação especial que vem sendo oferecida desde novembro para os músicos e técnicos de áudio e vídeo do nosso estado pela. Até o dia 20 de dezembro serão oferecidas aulas que passam por temas como técnicas de sonorização, produção executiva, roadie e tratamento de áudio. Todas seguindo o mesmo formato e com emissão de certificado ao final das aulas. A secultrn/FJA já ofereceu também “O Som dos Clássicos”, para os amantes da música clássica, e encerra amanhã, com a oficina “Improviso: Guitarra e Violão, o ciclo “Música Popular Potiguar”, sobre as peculiaridades da música da nossa região.

Por: Lais Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário