segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Isaura Rosado recebe Medalha de Mérito Cultural da Assembleia Legislativa do RN



Sessão Solene aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10, e contou com a presença de diversas autoridades


A secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, recebeu nesta segunda-feira, 10 de dezembro, na Assembleia Legislativa, a Comenda do Mérito Cultural Luís da Câmara Cascudo., pelo seu trabalho desenvolvido em prol da cultura potiguar, seja a frente da Secultrn/FJA como pelo seu trabalho desenvolvido no decorrer dos anos. 


A solenidade, que aconteceu, no Plenário Dep. Clovis Motta - ALRN, contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da AL Ricardo Motta, entre outras autoridades. Durante a sessão solene Isaura Rosado recebeu seu Mérito do presidente da AL, além de terem sido entregues medalhas do Mérito Social e Mérito Legislativo.


Isaura Rosado é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1984) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, cargo que exerce pela segunda vez.


Desde 1997, Isaura Rosado exerce cargos públicos: foi presidente do Conselho da Mulher de Natal; presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern); Secretária de Cultura de Natal e Secretária de Cultura de Mossoró (a segunda maior cidade do Estado).


Na área da cultura, se destaca no RN por instituir o programa de celebrações cênicas no Estado com grandes eventos como: Auto de Natal (com Amir Haddad e Gringo Cardia), Auto da Liberdade (em Mossoró, com Amir Haddad, Fernando Bicudo), Chuva de Bala no País de Mossoró (com Antônio Abujamra). Como consequência desse Programa gerou 60 autos espalhados pelo interior do Estado, que são encenados até hoje.


 Construiu a mais importante Biblioteca Pública de Mossoró e mais 150 bibliotecas comunitárias espalhadas pelo Estado. Através de programas de incentivo à obras literárias e teses acadêmicas, viabilizou a publicação de aproximadamente 50 livros de autores locais.


A frente da Secretaria de Cultura do RN e Fundação José Augusto esteve à frente da criação do Fundo Estadual de Cultura (FEC), adesão do Estado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), criou o Programa Agosto da Alegria (mês festivo em comemoração ao Folclore, em Natal e interior), dentre outras atividades que vem desenvolvendo de apoio, fomento e incentivo a cultura potiguar e sua preservação.





Fotos: Elisa Elsie

Nenhum comentário:

Postar um comentário