segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cia de Dança do TAM e Pele de Fulô apresentam o experimento Bodas de Sertão


Baseado na obra de Garcia Lorca, apresentação acontecerá amanhã, na Escola da Edtam
 
 

A Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão e Pele de Fulô apresentam amanhã, 04, o experimento “Bodas de Sertão”, a partir das 18h, na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam). Entrada gratuita.

A apresentação é fruto de um trabalho experimental de dança desenvolvido a partir da peça de teatro “Bodas de Sangue”, do espanhol Federico Garcia Lorca, escrita em 1932, e conta a história Noiva que vive isolada com seu Pai, e seu Noivo, que tem uma triste vida ao lado de sua desolada Mãe, que perdera filhos e marido em lutas por terra. No dia das bodas aparece Leonardo, ex-namorado da noiva, que decide seduzi-la e relembra-la do passado. Em meio à cerimônia do casamento, a noiva e Leonardo fogem, e desencadeiam uma série de perseguições pelo deserto espanhol.

Na obra, García Lorca também explora a possibilidade do irreal. A Lua e a Morte ganham vida e, mais que isso, participam do desenrolar da trama, auxiliando a luta ritualística entre o Noivo e Leonardo, dando muito pano para manga para o desenvolvimento de coreografias que ganham graça e suavidade através de movimentos contemporâneos e ritmados por músicas e um trabalho vocal que complementam a história, misturando a peça espanhola com as características do Sertão nordestino.

O experimento tem direção artística de Wanie Rose, direção cênica e coreográfica de Carla Martins. A adaptação do texto e assistência de direção são assinadas por Gustavo Henrique, a preparação vocal, figurino e adereços, por Irapuan Júnior; e, iluminação de Ronaldo Costa. Já as coreografias foram desenvolvidas através de um processo colaborativo entre o elenco: Allan Phyllipe, Bruno Borges, Ciane Fernandes, Dani Vasconcelos, Diego Hazan, Gabriela Gorges, Gislâne Cruz, Gustavo Santos, Juarez Moniz, Júlia Vasques, Maxs Lima, Mychael Diego e Thaíse Galvão. 

Bodas de Sertão teve o apoio cultural de Ribalta Iluminação, Flash Zoom Vídeo Produtora e Carla Belke Fotos e realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto.




"De que me serviu o orgulho, e não te olhar, 
e te deixar acordada todas as noites?
De nada! Serviu para me incendiar!
Quando as coisas calam fundo não há quem as arranque." – Garcia Lorca


                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário