quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TCP será palco da palestra Festival do Minuto 2012, no próximo dia 18

Durante a noite do dia 18 de outubro, a GREMI Film Production (Polônia) de Grzegorz (Greg) Hajdarowicz, produtor de cinema e cônsul honorário do Brasil na Polônia - apoiados pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) através do TCP Chico Daniel, realizará a palestra "Festival do Minuto de 2012", voltada para os realizadores dos diversos segmentos culturais do Estado, para divulgação e disseminação do concurso que acontecerá durante o II FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, em novembro. Aberta ao público, a palestra começará às 19h.

Com a produção de Inove (Marcos Arnaud), que conta com o apoio da Zoom, da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Rio Grande do Norte(ABD-RN) e da Rede de Cultura Audiovisual, entre outros representantes do setor audiovisual do RN, a palestra tem por objetivo principal convidar os representantes dos diversos segmentos culturais do RN, para que produzam vídeos de 1 (um) minuto para participar do concurso, que será realizado durante o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, no mês de novembro.

Os representantes vão explicar o formato, descrever possibilidades narrativas que deverão ser observadas para a construção de um vídeo digital de qualidade, e abordar o tema principal que deverá ser enfocado pelos participantes: a sustentabilidade. Na oportunidade serão exibidos alguns vídeos que ilustrarão algumas das abordagens (angulação, iluminação entre outras), do ponto de vista fílmico, que poderão ser apresentadas pelos concorrentes.

É importante destacar a convocação dos representantes dos diversos setores como música (produção de videoclips), teatro (produção de vídeos sobre obras teatrais), dança (produção de vídeos sobre exibição de interpretações famosas), cinema (mini documentários e curtas de ficção), fotografia e todos os que contribuem para o enriquecimento da difusão da cultura popular de nosso Estado, pois com iniciativas crescentes nesse sentido, haverá uma melhoria na capacitação e produção local. O Festival se reveste de importância fundamental para a difusão da cultura popular do RN tanto no âmbito local quanto na difusão nacional e internacional, uma vez que, terá a presença de convidados internacionais representantes da indústria cinematográfica hollywoodiana, ganhadores do Oscar. E, o vencedor do concurso terá oportunidade de participar de eventos internacionais, contribuindo para a divulgação da cultura popular do RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário