segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Vera Hamburger ministra curso de Direção de Arte em Natal no Auditório da CBTU



O Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), através da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj-PE) está oferecendo a 25 alunos potiguares a oportunidade de assistir ao curso de Direção de Arte, ministrado pela diretora de arte e cenógrafa paulista, Vera Hamburger, no Auditório da CBTU. O curso começou nesta segunda, 13 de agosto e segue até sexta-feira, 17, e conta com o apoio da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA). As inscrições foram feitas previamente.

Com uma aula bastante participativa, Vera Hamburger tem uma sistemática de questionar os alunos sobre determinados conceitos, para depois guiá-los às definições técnicas do seu trabalho na direção de arte. Na primeira aula, os alunos receberam noções do "tripé" que compõe a obra cinematográfica, que é eminentemente coletiva e tem como ponto de partida o roteiro: "A partir dele (roteiro), o diretor (que tem a visão global do filme), o diretor de arte e o de fotografia vão compor numa única obra as três linguagens básicas do cinema, que é a narrativa, o som e a imagem", explicou ela. Em se tratando do diretor de arte, especificamente, Hamburger, explicou aos alunos que é a pessoa dentro da prática cinematográfica responsável por "criar o universo físico visual do filme". Em outras palavras, a função do diretor de arte, baseando-se no roteiro, é transformar a história em leituras plásticas, poéticas e físicas. "Ele estabelece as relações possíveis entre o que está ocorrendo e a organização do espaço", especificou.








De acordo com Sandra de Oliveira Fitipaldi, que faz parte da Produção dos Curso do Canne e da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj, a escolha dos profissionais que ministram cursos pelo Canne, se dá a partir da própria demanda dos alunos. "A cada final de curso, nós pedimos uma avaliação e os parceiros dizem que tipo de curso eles querem. Para Direção de Arte, um dos nomes sugeridos foi o da Vera Hamburger". O Canne objetiva criar um espaço para oferta de bens de produção cinematográfica, bem como um núcleo de qualificação profissional na área do audiovisual, graças a uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação (Fundaj/MEC) e a Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura (SAv/MinC). De acordo com Sandra Fitipaldi, os profissionais de todo o Nordeste podem dispor de empréstimos (sem ônus) de uma câmera de 35 milímetros e uma Panasonic HPX300, para captação de imagens, bem como de uma Ilha de Edição na pós-produção dos seus trabalhos cinematográficos. Para saber mais detalhes e saber como conseguir o empréstimo podem acessar o site http://www.fundaj.gov.br/.

Vera Hamburger também fará mais dois cursos de Direção de Arte pelo Canne. Em São Luís do Maranhão e em Salvador (BA). Mais informações no mesmo endereço.

Sobre a ministrante
Vera Hamburger é formada em arquitetura e urbanismo pela USP em 1989. Desde então, desenvolve trabalhos no cinema, teatro ou em filmes publicitários, além de ter atuado também em espetáculos de dança e óperas. Paralelamente, ministra palestras e workshops sobre direção de arte e cenografia em cinema. Dentre os filmes que trabalhou, destaca-se, como cenógrafa: Lamarca (1993), de Sergio Rezende, O menino maluquinho (1994) de Helvécio Ratton, A ostra e o vento (1996). Em 1999, faz seu primeiro trabalho como diretora de arte, em Castelo Rá-tim-bum, de Cao Hamburger. Em 2001, assina a direção de arte de Deus é brasileiro, de Carlos Diegues, e de Uma onda no ar, de Helvécio Ratton. Em 2002, fez a cenografia de Carandiru, de Hector Babenco. Em 2005 foi diretora de arte da série Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger, para a HBO. Em 2006, foi diretora de arte de Não por acaso, de Philippe Barcinski, Ó paí ó, de Monique Gardenberg, e de O passado, de Hector Babenco. E em 2009 fez a direção de arte de Salve geral, de Sergio Rezende.

Fotos: Cláudio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário