segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dois grandes diretores do cinema brasileiro participam da Mostra de Cinema Popular

A cultura brasileira também figura na objetiva das câmeras cinematográficas. O Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, dentro da programação do Circuito Audiovisual, vai trazer grandes nomes do cinema brasileiro para apresentar seus filmes tendo como foco personagens importantes da cultura popular brasileira, que foram injustamente esquecidos em seu tempo. Nos dias 15 e 16 de agosto, o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel recebe os diretores Eduardo Escorel e Lírio Ferreira, que apresentam os documentários Chico Antônio, um Herói de Caráter e O Homem que Engarrafava Nuvens e participam de bate-papo com a plateia. Sempre a partir das 19h. Entrada gratuita.

Em 1929, Chico Antônio já era um talentoso cantador de cocos quando conheceu o escritor Mario de Andrade, que visitava o interior potiguar. Encantado com as cantigas daquele vaqueiro, o escritor descreveu o encontro no livro O Turista Aprendiz, dando a Chico Antônio o reconhecimento merecido. Quarenta anos depois, o cineasta Eduardo Escorel empreendeu uma visita ao interior do Rio Grande do Norte e localizou o personagem descrito pelo modernista. O resultado desse encontro pode ser visto no documentário Chico Antônio, Um Herói de Caráter, que mostra um personagem real, mas com dimensões heroicas, de gigante da cultura popular.

Já o filme O Homem que Engarrafava Nuvens conta a história do baião através da trajetória de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o “doutor do baião”. Responsável por clássicos como “Asa Branca” e “Adeus, Maria Fulô”, Teixeira atingiu o estrelato nos anos 1950, mas foi eclipsado pelo sucesso estrondoso de seu parceiro Luiz Gonzaga. O filme de Lírio Ferreira mistura documentário e um leve tom ficcional para prestar um tributo à memória de Teixeira.

Serviço

Circuito Audiovisual do Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Defílio

Dia 15/08: Chico Antônio, Um Herói de Caráter. Após a exibição conversa com o diretor Eduardo Escorel


Dia 16/08: O Homem que Engarrafava Nuvens. Após exibição conversa com o diretor Lírio Ferreira.

Hora: 19h
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Entrada Gratuita.



Eduardo Escorel

 Lírio Ferreira

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário