segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Avança a mobilização social para definição da Política Cultura do Estado

Depois de criar o Fundo Estadual de Cultura, de aderir ao Sistema Nacional de Cultura e de abrir a discussão para a elaboração do Plano Estadual, com mais de 10 fóruns realizados nos meses de janeiro e fevereiro em 10 cidades: Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró, Açu, Macau, Angicos, Currais Novos, Goianinha, dentre outras, envolvendo mais de 100 municípios e 1.500 artistas, brincantes, produtores e gestores da cultura potiguar, chega o momento do Rio Grande do Norte avançar na direção da criação do Fórum Estadual de Cultura e definir o Plano Estadual de Cultura.

Incluídas na programação do Agosto da Alegria varias discussões serão patrocinadas por entidades diversas.

O 4º Encontro Estadual de Dança Contemporânea discutiu, nesta sexta, na Câmara Municipal com a presença de autoridades, a política necessária ao desenvolvimento da dança no estado. Contando com um  segmento que envolve Escolas, grupos de dança e bailarinos, Diana Fontes coordenou a discussão com a presença das escolas da Prefeitura, do Governo e escolas particulares. È sabido que o coletivo envolve entre 2.500 a 3.000 professores, alunos, e bailarinos o que confere ao setor força, responsabilidade.

Como disse o poeta popular Bob Mota:
P’rá quem apricêia munto,
O isquelêto balançá.
A Dança Contemporânea,
Discute sua política para o solo potiguar.

A UFRN através do DEARTE vai realizar o Seminário Diálogos Reflexivos e Propositivos para a Cultura do RN, sob a coordenação do Professor Sávio Araújo, com programação, data e horário a ser divulgado em breve.

O Encontro dos Mestres, a exemplo do agosto passado, vai se manifestar e propor políticas e ações de apoio ao segmento nos níveis federal, estadual e municipal.


O Encontro dos Mestres: Conversas de Tradição, coordenado pela Professora Teodora a convite da Professora Isaura Rosado, acontece no Salão Nobre do TAM dia 24 de agosto durante o II encontro de Bonecos e Bonequeiros do Teatro de João Redondo. Reunindo 30 bonequeiros e mestres do folclore. A inclusão dos mestres das danças folclóricas este ano, é crescimento em relação ao primeiro agosto.

Ano Passado o encontro aconteceu na Vila Feliz e contou com a presença de 30 bnequeiros, da Governadora Rosalba Ciarlini que com sua presença reforçou a definição pelo seu governo da política de fortalecimento da cultura popular potiguar. Em seu discurso a Governadora ressaltou e conclamou todos os interessados para que essa ação do seu governo possa ser transformada em política de Estado.

Em sua fala a governadora lembrou Djama Maranhão, prefeito da Cidade de Natal, que muito trabalhou pela cultura popular deixando esta marca na historia do estado.

A roda de conversa contou com a presença de Humberto Braga especialista e estudioso, Danilo Cavalcante, bonequeiro que realiza em SP encontro semelhante e de Graça Cavalcante, especialista e pesquisadora da bonequeira em Dona Dadi, que integra o grupo de Pesquisa sobre as Culturas Populares da UFRN e preside a ABOPTI.

O Documento entregue à  entregue à Secretária Isaura Rosado pontua as reivindicações dos bonequeiros. Esses pleitos já foram contemplados pelo Edital de Apoio à Cultura Popular, Deífilo Gurgel que está aberto e deverá ser julgado no próximo mês.

O poeta Bob Mota assim falou do encontro:
Mestres da nossa curtura,
Vem tombém apresentá,
Cunversas dais tradição,
De cada um duis seus lugá.

Também está previsto para 14 de agosto a instalação Fórum Estadual de Cultura marco histórico para a consolidação da política cultural do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário