sexta-feira, 13 de julho de 2012

Secultrn/FJA abre inscrições para Curso de Direção de Arte


A Secretaria Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA) abre inscrições para Curso de Direção de Arte em Vídeo.


O curso faz parte da programação do Festival Agosto da Alegria 2012 e será ministrado pela diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburger, entre os dias 13 e 17 de agosto, em Natal, em local a ser definido. Estão disponibilizadas 25 vagas. As aulas serão ministradas no horário vespertino, das 14 às 18 horas.


A atividade proporcionará aos participantes o conhecimento do processo de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica, suas matérias e ferramentas principais, além da compreensão da abrangência e especificidade do papel do diretor de arte como criador do universo visual de um filme, ao lado do diretor e do diretor de fotografia.


Dentro do cronograma do curso, serão apresentados como estudos de caso os filmes "Não por acaso" de Philippe Barcinscky, "Cafundó", de Clóvis Bueno e Paulo Betti, "Brincando nos campos do Senhor", de Hector Babenco e "Castelo Ratimbum, o filme", de Cao Hamburger A discussão será fundamentada em fotografias de locação, desenhos de projeto, fotografias de construção e de cena, processo de criação e de produção.
 
São pré-requisitos para o curso interesse e vivência prática sobre o trabalho de direção de arte, produção, figurino e cenografia em projetos audiovisuais. Pessoas que já trabalhem no mercado, vídeo-gráfico ou cinematográfico, e estudantes de cinema e comunicação têm prioridade.


A ficha de inscrição deve ser encaminhada até o dia 31 de julho para a Fundação José Augusto no seguinte endereço:Rua Jundiaí, 641, Tirol. CEP: 59020 – 120, Natal-RN.


Sobre a ministrante
Vera Hamburger é diretora de arte e cenógrafa paulista, formada em arquitetura e urbanismo pela USP em 1989. Desde então, desenvolve trabalhos no cinema, teatro ou em filmes publicitários, além de ter atuado também em espetáculos de dança e óperas.


Participou como cenógrafa dos filmes Lamarca (1993), de Sergio Rezende, O menino maluquinho (1994), de Helvécio Ratton, A ostra e o vento (1996) e Carandiru (2002), de Hector Babenco.


Como diretora de arte, trabalhou na série produzida pela HBO Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger, e nos filmes Não por acaso (2006), de Philippe Barcinski, Ó paí ó (2006), de Monique Gardenberg, O passado (2006), de Hector Babenco e Salve geral (2009), de Sergio Rezende. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário