terça-feira, 5 de junho de 2012

Em junho a cultura potiguar chega a Cuba, Portugal, São Paulo e Rio de Janeiro

Secultrn/FJ lançam para consulta pública o Edital Intercâmbio

Artistas, pesquisadores e gestores da cultura potiguar estarão presentes em eventos nacionais e internacionais durante este mês de junho, com o apoio do Governo do RN/ Fundação José Augusto. Estudos, trabalhos e produção serão apresentados.

EM CUBA:
Geraldo Cavalcante e Guaraci Gabriel participam em Havana, Cuba, no período de 16 de maio a 16 de junho da Bienal de Cinema de Havana. Na mostra, produzida pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, realizada de 01 a 4 de junho, os produtores cinematográficos vão apresentar 8 filmes realizados no RN :
 "Lendas do Catu", produzido em Goianinha "Os Causos de Tomás Cabé" de São Tomé, "Belíssima", trabalho dos produtores de Caicó "O Retorno", trabalho dos artistas de Jardim do Seridó "Esquizofrenia", produzido em São José do Mipibu "O Pacto", que contou com o apoio da Prefeitura de Serra Negra do Norte "Em família" envolveu artistas e produtores de São José de Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba e, as "As Marias", que envolveu equipes de Santana dos Matos, Areia Branca e Natal.


Além de participarem da Mostra será entregue ao governo cubano os trabalhos da Escola Fidel Castro de Canguaretama e da Escola José Martí de Santa Fé, Cuba, que destacam o líder Fidel Castro. Na agenda de Geraldo e Guaraci, constam contatos com a Escola de Cinema de Santo Antonio de los Baños com o objetivo de estabelecer parcerias na área de cinema entre o Governo do Estado e Cuba.


PORTUGAL – SERPA
O fotógrafo norte riograndense Teotônio Roque participa em Serpa, Portugal, da IX Edição de Encontros de Cultura realizado pelo Centro Internacional de Música e Dança do Mundo Ibérico - MUSIIBERIA, que se realiza no período de 7 a 17 de junho. Teotônio participa com fotografias de uma exposição coletiva de fotógrafos de origem latina e deverá negociar com os organizadores do encontro a vinda da exposição para o Estado.


RIO DE JANEIRO
O Coral Harmus realiza concerto dia 08/06, na Sala de Música Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando-se às comemorações dos 10 anos de criação do Madrigal Cruz Lopes, que como coro anfitrião, realizou o convite.
   
Com regência da maestrina Leninha Campos e de José Machado, será executado no programa: Glória de Vivaldi, M.J.Lauridsen, Ernani Aguirar, Luiz Gonzaga. O Coral Harmus apresenta também composições e arranjos de Humberto Luiz, Leonardo Rocha, Harisson Dantas, integrantes do próprio coro. Os integrantes do Coral Harmus realizam um trabalho voluntário.


SÃO PAULO
Nada mais propicio para quebrar a "sizudez" da grande metrópole que a invasão dos mamulengos. Em São Paulo, realizado no período 28 de maio a 03 de junho, a Terceira Edição do Encontro de Mamulengos de São Paulo, contou com a presença de Graça Cavalcanti presidente da Associação aqui no Rio Grande do Norte. Pesquisadora e estudiosa do João Redondo, mestra, com trabalhos publicados sobre Dona Dadi, importante mamulengueira do Estado, Graça Cavalcanti realizou no Agosto da Alegria de 2011 o segundo encontro de João Redondo no Estado, com a participação de mais de 30 brincantes e apresentações nas feiras livres, escolas e praças da capital. Neste encontro os participantes juntamente com representantes do IPHAM e universidades estabeleceram os pleitos da categoria a ser apoiado pelo Governo do RN.


E, como uma forma de incentivar o intercâmbio da cultura potiguar, como os que estão acontecendo durante o mês de junho, a Secultrn/FJA colocou em consulta pública o Edital de Intercambio que pretende conceder apoio, através de passagens, a artistas e produtores que desejem divulgar a cultura potiguar através de apresentações, performances, estudos e trabalhos em eventos realizados em outros países e/ou estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário