terça-feira, 5 de junho de 2012

Acontece hoje o lançamento da Camerata de Vozes do RN

Da comunhão da literatura com a música surgiu na Itália, incentivadas por um conde, mais especificamente em Florença, o melodrama e as Cameratas, um encontro de músicos e literatos. E no dia 05 de junho o Rio Grande do Norte passará a ter sua própria Camerata de Vozes, regida pelo Monsenhor Pedro Ferreira, que fará seu primeiro concerto no Instituto Maria Auxiliadora, às 20h.

Idealizada e composta pelo Monsenhor Pedro, que em muito contribui com a história coralista do RN – criador da Banda Sinfônica da Universidade, Coral Canto do Povo e outros, a Camerata de Vozes do RN "foi concebida para proporcionar ao público outro gênero de música e apresentações, tendo sua origem nas raízes das cameratas italianas", explica seu regente. O grupo é composto por 34 membros selecionados pelo próprio regente, dissidentes de outros grandes grupos do Estado, e apoiada pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto. Em seu repertório trabalhará composições variadas, passando pela música sacra, afro-americanas e brasileiras.

Como o próprio Monsenhor Pedro destaca, a Camerata é um grupo mais selecionado e com número de componentes mais reduzidos, que permite trabalhar não somente as músicas para as apresentações, como vai a fundo no estudo e aprendizado estrutural das músicas que compõem seu rico repertório. E, as performances variam entre vocal, instrumental e declamação, trazendo à tona a junção dos músicos e literatos, por meio dos melodramas. O repertório vai ao cerne da música como expressão e tradução máxima da sua dimensão espírita de silencia, sons e sentido, da criação à linguagem e transformação dos sentidos. Assim, as cameratas permitem apresentações em locais menores, diferentemente de grandes grupos e orquestras.

Além da apresentação de abertura desta terça-feira, 05 de junho, no Instituto Maria Auxiliadora, a Camerata de Vozes, que ensaia no Memorial Câmara Cascudo, fará concertos nos dias 10 de junho, na Igreja Santa Terezinha, às 20h no dia 18 de junho, no Seminário Maior de Natal com aula sobre polifonia com ilustração para alunos do curso de Teologia e, no dia 20 de junho, concerto com apreciação musical em Emaús, Parnamirim. E, a Camerata de Vozes já está confirmada como uma das atrações de abertura do Agosto da Alegria – Festa À Deífilo.




Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn) - Foto: Anchieta Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário