sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bom Jesus comemora cinquentenário de Emancipação Política com grande espetáculo

O Governo do Estado, através das Secretarias de Educação, Agricultura e Cultura, desenvolveu um projeto de resgate da cultura popular de Bom Jesus, criando o espetáculo Capoeiras, Panelas de Bom Jesus, atendendo o pleito do prefeito Edmundo Aires Junior, visando os 50 Anos de Emancipação do Município. O trabalho foi definido e pensado em reunião com a comunidade, professores, artistas e membros da comunidade Quilombola.O processo de elaboração passou por oficinas de capacitação dos professores das escolas, montagem e direção de Claudio Almeida de Cavalcanti, coreografia de Antonio Soares, figurino de Carlos Sérgio, produção de Mirtes Imaculada e texto de Claudio e Maria Geruza Soares Camara.


Encenado na quarta-feira, 09/05, e hoje, 11/05, na Praça Pública de Bom Jesus, o trabalho conta com 800 crianças das escolas do município e a comunidade Quilombola de Capoeiros, formando os grupos de Caboclinhos, Bois de Reis, Pau Furado, Capoeira, Coco de Roda, Pastoril, Quadrilha, Coral e Araruna, que dividiram o espetáculo em seus cinco momentos, que prometeram entrar para a memória e história do município. Ale´m das apresentações, que no seu primeiro dia tiveram a participação da EDTAM, ocorreu ontem o Cortejo, com apresentações e missa.


A comunidade também se mobilizou para produzir um vídeo sobre a história da cidade, que encantou a todos em sua primeira apresentação, resgatando a sua história e as tradições culturais específicas das regiões. Tornando assim, o munícipio de Bom Jesus um exemplo a ser seguido pelos demais no resgate da cultura, celebração do Estado, de forma grandiosa e que congrega toda a comunidade em prol de um ber maior da sua história, contribuindo para a concretização do RN, que se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014, que será uma grande vitrine, não só dentro do país, mas para o mundo.















Por: Denise Barcelos / Foto: Anchieta Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário