terça-feira, 8 de maio de 2012

Bom Jesus comemora seus 50 anos de emancipação com espetáculo "Capoeiras, Panelas do Bom Jesus", apoiado pela Secultrn/FJA

Ao completar 50 anos de emancipação política a cidade de Bom Jesus preparou um grande festejo, dentro da sua programação, nesta quarta-feira, 09/05, às 19h30, em frente à Praça João Maria, no Centro. Para tamanha celebração foi criado o espetáculo cultural Capoeiras, Panelas do Bom Jesus, com apoio e colaboração da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Scultrn/FJA), trazendo a grandiosidade de espetáculos como Auto de Natal e Chuva de Balas, prometendo ser um marco na cultura da região.

A abertura dos festejos será marcada pela presença dos grupos de dança Balet da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Grupo Infanto Juvenil, Grupo Clássico da EDTAM e Companhia de Dança da EDTAM.Em seguida, acontecerá a apresentação do Espetáculo "Capoeiras, Panelas do Bom Jesus", elaborado e criado por Adriano Patropi e os professores Claúdio e Antônio da FJA, contará com apresentações de danças populares das escolas da rede municipal de ensino e encenações do Grupo de Teatro do Projovem, num total de 600 alunos. E, durante todo o processo de concepção, elaboração e execução a Secultrn/FJA esteve presente, "dando apoio e incentivando a cultura municipal, mostrando que cada município é capaz de desenvolver belíssimos espetáculos e se destacar na agenda cultural do Estado",  destacou a secretaria de cultura, Isaura Rosado, que fez questão de acompanhar de perto todo o processo e estará presente nas solenidades.

As celebrações enaltecem a história de Bom Jesus, que teve sua origem ás margens da Lagoa de Panelas, situada nas terras de Capoeira que, segundo Câmara Cascudo, pertenciam ao Padre Antonio Vieira, também proprietário das terras de Anta Esfolada, hoje, Nova Cruz.O inicio da povoação aconteceu com a chegada do caboclo Cornélio Tavares e sua família, ás margens da lagoa, para fabricação de panelas de barro e outros utensílios, dando origem ao nome da lagoa. O Povoado cresceu e recebeu o nome de Bom Jesus, em 1936, por sugestão do Frei Damião de Bozzano. Antes de sua emancipação, pertenceu a outros municípios como, Macaíba e Senador Eloi de Souza. E, no dia 11 de maio de 1962, Bom Jesus se emancipou de Senador Eloi de Souza através do Decreto-Lei Nº 2.794, que criou o novo município.






Nenhum comentário:

Postar um comentário