quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acontece amanhã lançamento da Revista Preá e Exposição "Quixote com Rosas"

A noite desta quinta-feira, 17/04, será marcada por dois grandes lançamentos na Fundação José Augusto: da 25ª edição da Revista Preá e da Exposição "Quixote com Rosas", no Projeto Privado é Público, na Galeria de Arte Newton Navarro, às 18h, na Rua Jundiaí, 641 - Tirol.

A 25ª edição da Revista Preá, seguindo a linha editorial da gestão da secretária Isaura Rosado que passou a abordar em cada edição uma temática, falará sobre viagens. Dentre o rico material compilado para essa edição destacamos a publicação da entrevista do Senador Elói de Souza, quase 100 anos depois de sua viagem ao Egito, com comentários de Rejane Cardoso Anna Maria Cascudo recontará as viagens de seu pai, Câmara Cascudo, com fotos inéditas e exclusivas, cedidas pelo Instituto Ludovicus enquanto, Clotilde Tavares falará em seu artigo sobre os 65 da viagem de Cascudo ao Sertão Helder Macedo contará a trajetória do holandês Roeloff Baro, durante o período da colonização aqui no Estado uma matéria vasta sobre a linha aérea de Latécoère, que seguia da Argentina até a África, passando por Natal, confirmando a presença de Saint-Exupéry em nossa Cidade e o documento que mostra os cálculos de Latécoère preferindo na rota Natal a Recife. Trazendo os demais locais do mundo para Natal tem as matérias falando sobre os estrangeiros que aqui residem e trabalham com cultura a visão dos potiguares sobre locais do mundo em que estiveram e, o ensaio fotográfico de Afonso Martins sobre diversas cidades ao redor do mundo. Salientando que neste ano ainda serão lançadas mais três edições da Revista Preá.

E, seguindo o clima de viagens da noite, a Exposição "Quixote com Rosas", que tem como seu curador o professor da UFRN João da Mata, chega a FJA para retratar e homenagear o Dia Internacional do Livro (23/04), a obra de Cervantes e o Dia de São Jorge, com exposições de quadros de artistas nacionais e norte-rio-grandenses, esculturas e edições raras e famosas do célebre livro Dom Quixote de La Mancha. A exposição que existe há 10 anos faz uma homenagem ao grande Dom Quixote e suas aventuras, que há 407 anos encantam gerações, e ao Santo Guerreiro "Sant Jordi", que "são de grande influência na cultura, não só local, como brasileira, sendo temas permanentes de inspiração para nossos artistas e escritores", enaltece o seu curador, João da Mata. A exposição ficará aberta para visitações de 18 a 30 de maio, das 08h às 17h, Galeria de Arte Newton Navarro.

O evento ainda contará com uma breve apresentação dos músicos Eduardo Juarez, da Patagônia, e Oswin Lohss, de Hamburgo, que tocando teclado, voz e violão apresentarão músicas argentinas, do tango ao rock. Ambos são exemplos e personagens da matéria sobre os estrangeiros que residem em Natal e trabalham com cultura.

Informações e entrevistas com Mário Ivo, editor da Revista Preá (84 8126-3414), e João da Mata, curador da exposição Quixote com Rosas (84 9607-1266).












Nenhum comentário:

Postar um comentário