sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rosalba Ciarlini assina Acordo de Cooperação com o Ibram/Minc

Ação visa fortalecer o sistema de museus no Estado e inserir a memória e identidade no Copa 2014

A governadora Rosalba Ciarlini assinou na manhã dessa sexta-feira, 20 de abril, o Acordo de Cooperação que vai aliar Governo do Estado e Governo Federal, a partir do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Minc) nas ações de revitalização dos museus da região. O ocorrido foi durante o seminário Conexões + Museus que, desde quarta-feira discute a temática museal no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, com a finalidade de reestruturar, consolidar marcos regulatórios, assim como criar Planos Setoriais Museológicos, dentre outros assuntos, de maneira a fortalecer e estabelecer uma infraestrutura estratégica de imagem cultural, a partir dos museus brasileiros, durante a Copa do Mundo 2014.
 
O Acordo de Cooperação foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, a presidente substituta do Ibram, Eneida Rocha, e contou como testemunhas, a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o coordenador de Museus, Hélio de Oliveira e o representante do Minc na região Nordeste, Fábio Lima. Participou também da mesa, o adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Omar Romero. Na ocasião, a governadora também assinou o processo de licitação para reforma da Fortaleza dos Reis Magos, ação que se insere no conceito de fortalecer os equipamentos museológicos e mantenedores da história do Rio Grande do Norte.


"Que façamos desse termo de cooperação uma ideia que se transforme em ações, porque o Rio Grande do Norte tem um potencial gigante nesta área", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini, acrescentando que o Governo do Estado quer que a memória e a história do Estado - como legados culturais - estejam presentes no advento da Copa 2014. A secretária Extraordinária de Cultura lembrou que além da reforma da Fortaleza dos Reis Magos também estão sendo realizadas ações de revitalização do Memorial Café Filho e que o Fundo Estadual de Cultura tem em seus dispositivos legais o percentual de 5% destinados a ações museais.

 

A presidente substituta do Ibram, Eneida Rocha, frisou a intensa participação de Isaura Rosado no processo de discussões realizado nos três dias de presença do Conexões no Estado - aliás, o RN é o segundo estado brasileiro a receber essa iniciativa de articulação e parceria do Ibram com todos os estados do território nacional. "O acordo de Cooperação visa integrar e coordenar ações conjuntas, para o fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e o Plano Nacional Setorial de Museus", disse ela, acrescentando outras ações de pioneirismo do Estado, como é o caso de ter sido também o segundo no Brasil a decretar, nos final dos anos 1980 o Sistema Estadual de Museus. "Esse encontro que estamos tendo agora, entre Ibram e o Rio Grande do Norte, representa a vontade de retomar e implantar as diretrizes e metas para o fortalecimento dos museus", disse Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário