segunda-feira, 12 de março de 2012

Secultrn/FJA tem programação para o Dia Nacional da Poesia


Homenagem, música e literatura serão os principais pratos culturais servidos em uma das datas comemorativas mais tradicionais da cidade: o Dia da Poesia, na promoção da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA). Pela manhã, a partir das 8h30, ocorrerá a chantadura do busto do poeta Othoniel Menezes  - "O Príncipe dos Poetas" - na passarela da Fortaleza dos Reis Magos, numa justa homenagem ao grande poeta que "cantou" a cidade que tanto amou, eternizada num dos poemas mais aclamado por ele, o "Serenata do Pescador", também conhecido por "Praieira".

Na noite do dia 14 de março, um dos principais nomes da contracultura das décadas 1960 e 1970, Jorge Mautner estará em Natal, para fazer show juntamente com seu parceiro musical, Nelson Jacobina, na Pinacoteca do Estado – Palácio Potengi, a partir das 20h.  Entrada gratuita. Porém, antes do show, no mesmo local, a partir das 19h, o jornalista e escritor, Carlos de Souza, lançará seu mais recente livro, o romance, "Cidade dos Reis", ao preço de R$ 20.

De acordo com divulgação, Mautner e Jacobina farão um show com um repertório musical atual e também com clássicos como Maracatu Atômico, O Vampiro, Samba dos Animais, dentre outros. O show inclui também músicas do disco Eu Não Peço Desculpas, feito em parceria com Caetano Veloso, como "Todo Errado", "O Homem Bomba", "Morre-se Assim", "Nicanor". Será uma mostra do estilo variado de canções que refletem a maravilhosa complexidade da cultura brasileira, que se diferencia de todos os outros povos, e que José Bonifácio de Andrade e Silva referiu como sendo "amálgama", antes de ser diversidade também, é claro. Haverá também um momento poético na música "Herói das Estrelas", ocasião em que serão interpretados alguns poemas.

Concurso de Poesia
Na ocasião das comemorações do Dia da Poesia, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama (Samba) fará a segunda edição do Concurso Poético Performático, na Pinacoteca, de 18h às 20h, antes do show de Mautner e Jacobina. Os três primeiros lugares serão premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário