quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Isaura Rosado participa do II Fórum Potiguar de Cultura no auditório do IFRN

Isaura Rosado na mesa redonda com Rubens Passos e Tatiane Fernandes


A secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, participou na tarde da terça-feira, 28 de fevereiro, do Fórum Potiguar de Cultura que ocorreu no Auditório do IFRN da Cidade Alta. Essa é a segunda vez que ocorre o Fórum, uma iniciativa da sociedade civil organizada, composta por produtores, artistas e agentes culturais do Estado.

Ela participou da mesa na qual foram apresentadas as diretrizes do Fundo Estadual de Cultura do RN (FEC), na companhia da mediadora Tatiane Fernandes e do especialista, Rubens Passos, que detalhou os meandros do FEC para o público presente.

Na oportunidade, os produtores e artistas locais puderam ouvir esclarecimentos de Isaura Rosado sobre as especificidades do FEC, da partilha de 50% para a região metropolitana e 50% para os demais municípios do Estado. Assim como também que os R$ 6 milhões de renúncia fiscal do Governo para a Lei Câmara Cascudo não estão atrelados aos recursos do FEC, cuja fonte provém de 0,5% da receita corrente líquida do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) pertencente ao Estado - cuja estimativa para esse ano ficará em torno de R$ 12 milhões. Rosado também explicou que a Comissão Gestora da Lei será composta por quatro membros de representação dos artistas (com escolha pública) e quatro membros do Governo Estadual, e ela será a presidente dessa Comissão.

Sobre a criação dos Editais que contemplarão os diversos segmentos artísticos e culturais do FEC, a secretária Extraordinária de Cultura do RN revelou que, a exemplo do que já vem sendo aplicado na Secultrn/FJA, com a criação de editais de publicação, Prêmio Junino e Carnaval Potiguar 2012, todos os editais do FEC, assim como sua regulamentação, estarão abertos a sugestões da sociedade civil organizada. "Temos incorporado sugestões nos editais realizados pela Secultrn e é nossa intenção manter essa política democrática com o FEC", reiteirou.


Foto: Sheyla Azevedo (Assessoria de Imprensa da FJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário