terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Governo do RN lança Programa Agentes de Leitura


Acesso ao livro e à leitura para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) promovendo a inclusão social e o direito à cidadania são algumas das diretrizes do Programa Agentes de Leitura, uma ação conjunta entre o Governo do Estado e Federal, que foi lançado na manhã desta segunda-feira, na Governadoria, com presença da governadora Rosalba Ciarlini, o diretor Nacional do Livro, Leitura e Literatura, Fabiano Santos e a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

O Agentes de Leitura foi ativado pela gestão atual, apesar de estar em processos burocráticos na Fundação José Augusto desde 2007. Nele, serão capacitados 530 jovens entre 18 e 29 anos, para que eles trabalhem diretamente, cada um com 25 famílias, totalizando 16 mil famílias, distribuídas em 43 municípios do RN, levando livros, leituras, apresentem saraus e diversas outras atividades de maneira a estimular o gosto pela leitura literária. "Educação sem cultura é adestramento. Essa é uma política pública intersetorial, envolvendo Governo Federal, Estados e Municípios. Para essa primeira etapa o Minc e o Mec têm R$ 20 milhões para investir em todo o Brasil", informou Fabiano Santos, durante sua apresentação. No Rio Grande do Norte serão investidos nesse projeto R$ 3 milhões, dos quais um terço é contrapartida do Governo do Estado. "O programa Agentes de Leitura me deixa muito empolgada porque essa é uma ação de reconstrução e que agora vamos fazer acontecer", vibrou a governadora Rosalba.

De acordo com a secretária Isaura Rosado as capacitações dos 530 agentes de leitura ocorrerão em fevereiro de 2012 e já em março cada um deles poderá dar início às atividades de, semanalmente, visitar as 25 famílias e iniciar o processo de formação e cidadania, que converge com o direito à leitura. "Esse programa vai adquirir 49.200 exemplares, tanto de autores universais, quanto nacionais, regionais e locais. Estamos firmando parcerias com editoras locais, o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos, e toda a seleção foi feita a partir de uma comissão formada por diversos representantes de entidades como UFRN, Bibliotecas, União Brasileira de Escritores, dentre outros", esclareceu Rosado.

Os indicadores de leitura no país são preocupantes: apenas 1,2 livros são lidos por ano para cada habitante brasileiro, enquanto esse número sobe para 7 em países do primeiro mundo. A meta, de acordo com Fabiano Santos é que até 2020, dentro do Plano Nacional de Cultura, com o auxílio efetivo do Agentes de Leitura se chegue ao índice de 4 livros por ano para cada brasileiro.

Foto: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário