quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Técnicos de museus participam de oficina de planejamento

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está promovendo durante três dias, de 30/11 a 2/12, uma Oficina para o quadro técnico dos museus, centros culturais e universidades, que trata da Implantação Gestão e Organização de Museus, ministrada pelo diretor do Departamento de Apoio a Projetos de Preservação do Iphan e museólogo, Rafael Azevedo Fontenelle Gomes. A capacitação ocorre no Memorial Câmara Cascudo, núcleo da FJA.  A Oficina de Planejamento Museológico vai até 2 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h e é aberto ao público.

Segundo o próprio Rafael Azevedo, o objetivo da oficina é a capacitar os técnicos dos museus e demais interessados em áreas afins, a elaborar projetos de planejamento para os museus. Começando desde o apanhado histórico até o os dias atuais. A capacitação é destinada ao público técnico como: museólogos, arquitetos, historiadores, gestores das Casas de Cultura Popular e também amantes da cultura. Para Rafael Azevedo, a Oficina é importante porque vai ensinar o caminho certo para o planejamento e criação de museus, de acordo com o Estatuto dos Museus, pois somente com toda a documentação organizada é que um museu tem condição de receber financiamento público.

A abertura do evento contou com a presença da secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, que ao fazer suas considerações, observou a falta de atenção por parte de toda a sociedade no que diz respeito à manutenção dos museus. Para a secretária, o descaso com relação a essa área da Cultura não é só do Poder Público, mas garantiu que não sairá do Governo sem se empenhar ao máximo para mudar essa situação. Isaura Rosado disse que pretende trabalhar com o sistema de editais do Ibram para o melhor aparelhamento dos museus. Ela acredita que esse é um caminho possível para minorar problemas administrativos e estruturais.

Para o coordenador dos museus da Fundação José Augusto, Hélio de Oliveira, a Oficina ministrada nesses três dias fortalece a classe museológica, de maneira que possa haver um trabalho consoante em todos os estados brasileiros. Oliveira destacou a importância da oficina para um estado que tem oficialmente 65 museus cadastrados no Sistema Nacional de Museus, e mais quatro a serem implantados. Do total, 50 museus estão concentrados na capital potiguar. “A oficina vem em boa hora pois, a maior dificuldade enfrentada na área museológica é a falta de mão de obra especializada. Antigamente existiam somente dois cursos nos estados do Rio de Janeiro e Bahia para atender a demanda do país,  mas hoje já existem aproximadamente 15 em estados como Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, enumerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário