quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Oficina de Cenografia terá nova data


A pedido da Funarte foi adiada a data da Oficina de Cenografia para a classe teatral do Rio Grande do Norte, ministrada pelo autor, diretor, cenógrafo e figurinista, João Denys, natalense radicado em Recife (PE). Com a modificação, os dias agora serão: 20, 21 e 22 de outubro. E não no final de setembro e início de outubro, como foi divulgado anteriormente. Essa Oficina é uma realização conjunta entre a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte). As vagas são limitadas. Informações e inscrições nos telefones: 3232 5325 ou 3232 5307.
João Denys também é maquiador, iluminador, sonoplasta, programador visual, ator, professor e ensaísta. De acordo com a Enciclopédia Itaú Cultural, seu trabalho se caracteriza por certo conceptismo estético atualizado, pelo diálogo com outros textos e pelo apuro formal. Parte significativa de seus ensaios e de sua dramaturgia está voltada para o imaginário nordestino, em viés universalizante. Mora em Recife há mais de 30 anos. Frequentou o Curso Regular de Teatro - Formação do Ator, no Teatro Hermilo Borba Filho (THBF), em Olinda, Pernambuco, entre 1977 e 1979. Mesmo ano em que começou a participar do Grupo de Teatro Hermilo Borba Filho (GTHBF), dirigido por Marcus Siqueira. No GTHBF, João Denys encontra espaço, em dezembro de 1977, para encenar Gioconda, de sua autoria, apresentada por Marcus Siqueira como um texto pleno de liberdade, em tempos sombrios. Em 1981 concluiu o Bacharelado em Comunicação Visual pela UFPE. Em 1983 ganhou os Prêmios Especial de Melhor Cenografia e de Melhor Ator no 3º Festival de Teatro do Recife, com a peça A Visita de Sua Excelência, de Luiz Francisco Rebello, direção de Carlos Bartolomeu. De 1982 a 1986, é professor da Fundação Centro de Comunicação Social do Nordeste (Fundação Cecosne) e realiza espetáculos de cunho didático com alunos-atores do Curso Regular de Teatro e também com o Grupo Profissional de Teatro de Bonecos (Teatroneco). Como ator e manipulador do espetáculo de teatro de bonecos Bumba!!! Meu Boi Dá Vida!, criação coletiva do Teatroneco/Cecosne, apresenta-se em  Córdoba, Bilbao, Sevilha, Zaragoza e Madri, na Espanha, pela União Internacional de Marionetistas/Unima Internacional, em dezembro de 1983.
Denys integra o corpo docente da UFPE desde 1986, para ministrar as disciplinas de cenografia, maquiagem, indumentária, iluminação, metodologia do teatro, sonoplastia para teatro, história do teatro, interpretação, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário