quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Programação da Semana do Agosto da Alegria

Após o sucesso da abertura oficial do Agosto da Alegria com a mesa redonda Cultura X Turismo X Economia, lançamento de cordeis, livros e do Concurso Fotográfico Agosto da Alegria, a programação segue recheada durante toda a semana.

Nesta terça-feira (9) os amantes da cultura popular no cinema assistem a apresentação do filme “A pessoa é para o que nasce”, com as Ceguinhas de Campina Grande, no Teatro de Cultura Popular. Antes da exibição, os cinéfilos terão a oportunidade de bater um papo com as protagonistas do filme, Conceição, Regina e Maria Barbosa, e saber um pouco mais da produção que versa sobre os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência.

Durante toda a semana o Museu da Cultura Popular recebe a Arte Naif, das 9h às 17h. Nesse mesmo horário, na Fundação Capitania das Artes, os alunos da SEMTAS participam do projeto Relendo Arte. Na FAL da Romualdo Galvão, nesta quarta e quinta-feira será realizado o Bazar da Liberdade, do Projeto Transforme-se, das 18h até as 22h.

Para quem gosta de exposição fotográfica, o Agosto da Alegria traz a exposição de “Marias de Anchieta (vernissage), no Teatro de Cultura Popular a partir das seis horas da noite seguindo no mesmo horário, também, na quinta e sexta-feira.

Os cinéfilos vão também poder bater um papo nesta quarta-feira (10) com o diretor Walter Carvalho e assistir o documentário Moacir – Arte Bruta, a partir das 19h no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, anexo à FJA. O filme retrata a vida de Moacir, que supera todas as dificuldades motoras e do corpo para se expressar através de desenhos.

A Arte Popular entra em cena com a abertura do Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro, no Palácio Potengi, às 19h da próxima quinta-feira, seguindo na sexta, sábado e domingo, mas de novo horário, a partir 8h às 17h, de terça a domingo, até o dia 7 de setembro. São 30 trabalhos expressivos produzidos em desenho, pintura, gravura, escultura e tralha.




Na sexta, de volta à Mostra de Cinema no TCP, será exibido o filme “Oswaldo Lamartine – um príncipe no sertão”, documentário de 30 minutos, produzido a partir de uma entrevista concedida pelo escritor, Oswaldo Lamartine de Faria (1919-2007) aos docentes Humberto Hermenegildo e Vilma Vítor Cruz, em julho de 2005. Em 2010, para compor o documentário, resolveu-se pegar depoimentos de personalidades que conviveram com Oswaldo Lamartine e, dessa forma, realizar uma homenagem póstuma a um dos maiores sertanólogos do Brasil. O vídeo faz parte do acervo do Centro de Documentação do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses. Os participantes terão, também, a oportunidade de bater um papo com os autores do documentário.

O sábado, 13 de agosto, começa recheado de oficinas no Projeto Conexão Felipe Camarão, Capoeira, Lutheria de Rebeca e Boi de Reis, tudo começando bem cedo, a partir das 8h.  À noite, o Agosto da Alegria oferecerá ao público duas atrações diferentes: no Teatro de Cultura Popular, às 19h, o último documentário a ser exibido durante a mostra Cultura Popular no Cinema, será “Canta Meu Boi”, do diretor Ney Santanna, que baterá um papo com o público participante.


Já no largo do TAM, na linguagem Música, que está recebendo grandes nomes da música local e nacional, será  a vez da apresentação de Carlos Zens, Isaque Galvão, Khrystal e Orquestra Sanfônica.


A alegria continua no domingo, além do Salão de Arte Popular Chico Santeiro e da Exposição Arte Naif, o Parque das Dunas recebe Mamulengos, Grupos de Danças Populares e muito mais. Diversão para toda família que gosta da natureza e aproveita para conhecer um pouco mais da nossa cultura, tudo a partir das dez horas da manhã.

Lembrando que todos os eventos do Agosto da Alegria são gratuitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário