quarta-feira, 27 de julho de 2011

Diretrizes do CENA são discutidas no Centern


Ocorre hoje e amanhã, 27 e 28 de julho, o I Encontro de Estudo e Planejamento de Arte para criação do Centro Norte-Riograndense de Arte (Cena). O Cena é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) que tem como objetivo o ensino de educação profissionalizante em nível médio nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais, gestão de negócios culturais, produção de eventos e outros temas correlatos. O Encontro está sendo realizado no Centro de Treinamento da Emater (Centern), em São José de Mipibu.
Presente na abertura das discussões, que contou com professores de Arte-Educação convidados, a secretária Isaura Rosado afirmou que a Secultrn/FJA entende que é papel do Governo do Estado trabalhar a educação, principalmente com relação à cultura, com uma "matriz correta". "O projeto visa a formação na área das mais diversas artes e queremos organizar a roupa jurídica dessa escola (Cena), de maneira que as pessoas saibam que se trata de uma escola que oferece ensino de qualidade. Quando se coloca um filho na escola, os pais sabem o que e como eles vão aprender. E é isso que queremos fazer com o Cena", enfatizou ela, explicando a importância da presença dos professores para que, juntos, possam "desenhar" o melhor modelo possível de ensino na área das artes.
De acordo com a diretora do Cena, professora Cléa Bacurau, a proposta está sendo estruturada e encaminhada ao Conselho Estadual de Educação para que sejam criados os cursos de formação. "Nossos cursos objetivarão fortalecer a formação integral dos alunos, oportunizar a volta dos concluintes à escola do ensino médio para cursar educação profissional, desenvolver como temas transversais ao longo do curso os debates sobre educação, ciência, tecnologia, mercado de trabalho e desenvolvimento sustentável, e também queremos articular instituições afins para estabelecer convênios e parcerias, no sentido de integrar o educando do Cena, em atividades artísticas e culturais", detalhou.
Presente entre os educadores convidados, o músico Antônio de Pádua, sugeriu a criação de um estúdio de gravação na estrutura do Cena, que funcionaria como laboratório para os alunos e também poderia atender às demandas de editais públicos do Estado. Enfatizando sobre a importância de uma gestão democrática e aberta ao diálogo, Isaura Rosado, informou que todas as sugestões dos professores convidados serão ouvidas e depois avaliadas. "Cultura é o braço que move o Estado rumo ao desenvolvimento", encerrou.

2 comentários:

  1. quando irar ter de novo a fanfara de parelhas{byewerton e.e.cafe filho

    ResponderExcluir
  2. todo mundo pede bizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir