quinta-feira, 2 de junho de 2011

Edtam participa de Festival e leva 19 prêmios

Divulgação/Edtam

Mais uma vez a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EdTam) tem seu trabalho reconhecido fora do Estado. Dessa vez foi durante a participação do V Passo de Arte Nordeste, que ocorreu no final de semana passado, em Fortaleza (CE). Ao todo os bailarinos do RN levaram 19 prêmios.

Juarez Moniz foi reconhecido como Melhor Bailarino, com a coreografia Precisei falar, desculpa!. Na Categoria Trio Livre Avançados, os bailarinos Gustavo Santos, Margoth Lima e  Natália Negreiros também levaram o 1o. lugar, com a coreografia Sussurros, assinada por Tomás Quaresma. A coreografia A entrada de um beija-flor, de Agnês Rodrigues, conquistou os jurados para o 2o. Lugar no Solo Livre Feminino Avançado e ela ainda foi indicada para o prêmio de Melhor Bailarina. O 3o. Lugar nessa mesma categoria ficou para a bailarina, Natália Negreiros, que dançou Certaz Vezes me Calo, do coreógrafo Juarez Muniz. Na categoria Solo Livre Masculino Avançado, o bailarino Gustavo Santos, levou o 3o. lugar. Todos esses tiveram a direção de Wani Rose.

Sob a direção de Solange Gameiro, outra turma também fez bonito no V Passo de Arte Nordeste: Meyriane Gonçalves, levou o 1o. lugar com a coreografia, Flor de Papel (de Juarez Moniz), na categoria Solo Livre feminino Avançado. Todos os primeiros lugares receberam a quantia de R$ 1 mil. Na categoria Variação Adulto Feminino, Sammy Passos, conquistou o 2o. lugar com a coreografia remontada Variação da Bela Adormecida. A coreografia Um ponto, de Ana Vieira e apresentada pelo bailarino Carlos Pereira, conquistou o 3o. Lugar no Solo Clássico Avançado Masculino. Com igual reconhecimento para a bailarina Meyrielle Gonçalves, nessa mesma categoria, apresentando a coreografia Metamorfose.

Meyriane Gonçalves levou também o 3* Lugar na categoria Grand Pas De Deux Avançado, apresentando a coreografia Corsário. E Sammy Passos, o 3o. lugar Conjunto Clássico Avançado, com a apresentação intitulada Ilusion.

No grupo infanto-juvenil da Edtam, sob a direção de Márcia Suene, a garotada também já mostrou sua competência na dança. O bailarino Breno Lucena, levou o primeiro lugar com a coreografia Arlequinade (assinada por Márcia Suene), na Variação Adulto Masculino. Breno também levou o 1o. Lugar no Solo Clássico Adulto Masculino com a coreografia Marcas, de Ana Vieira. Breno também foi laureado com a premiação Bailarino Revelação, durante o festival. A pequena Laura Vasconcelos, de apenas 11 anos, recebeu o 2o. Lugar Variação Juvenil Feminina, apresentando-se com a coreografia The Fairy Doll. E também foi selecionada para o Youth America Grand Prix. A coreografia Colhedora de Frutas apresentada por Maria Clara Melo conquistou o 3o. Lugar no Solo Clássico Juvenil. E Everlly Souza, de apenas 10 anos, levou o 3o. lugar no Solo Livre Pré Feminino.

Para a diretora da Edtam, Wanie Rose, a participação no V Passo de Arte Nordeste é um estímulo para que os bailarinos da região se integrem. Além de de poderem também fazer parte das oficinas de dança com nomes importantes no cenário nacional. "Para quem gosta de dança, o evento funciona como uma vitrine do que está sendo feito na área e uma grande oportunidade de assistir a diversos espetáculos", diz ela.

Ocorrem cinco regionais no país, entre maio e junho e, em julho ocorrerá o Passo de Arte Internacional, realizado pelo Instituto Passo de Arte, de São Paulo. "Esse projeto se constitui como um organismo vivo, que atua ao longo do ano conectando bailarinos, estudantes, profissionais e escolas de dança. O Passo de Arte prima por descobrir e proporcionar oportunidades de profissionalização a jovens talentos, novos coreógrafos e professores. Com a seleção das regionais e eventos credenciados, o Passo de Arte opta pela qualidade, sendo referência da dança acadêmica produzida na América Latina", explicou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário