segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretaria Extraordinária de Cultura inicia Ciclo de Palestras no TCP

Potiguares de renome nacional e internacional
falarão sobre suas experiências culturais e artísticas

Arte Potiguar no Mundo – Noite Cinco Estrelas esse é o nome do novo projeto que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte está lançando através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto com o objetivo de registrar o talento de norte-rio-grandenses, notáveis em suas áreas de atuação artística e cultural, reconhecidos no Brasil e no mundo. O projeto será no formato de Ciclo de Palestras, no qual os convidados falarão sobre suas experiências. A abertura será nesta quarta-feira, 18 de maio, no Teatro de Cultura Popular (TCP), anexo à FJA, a partir das 20h, com a presença do professor Geraldo Edson de Andrade, natalense radicado no Rio de Janeiro, jornalista, dramaturgo, crítico de arte e escritor com mais de 10 livros publicados sobre Arte Brasileira. A entrada é franca.

De acordo com a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o intuito do projeto é trazer os convidados do Ciclo de Palestras para seu Estado de origem, de maneira que eles possam falar do seu fazer cultural, tanto para quem já os conhece, quanto para os mais jovens. “Todos esses natalenses já são referência no fazer cultural e artístico a que se propõem. E nós queremos enaltecer, divulgar e reconhecer o trabalho deles, de modo que possam ser exemplo, sobretudo para a juventude. Por isso, estamos fazendo uma parceria com as escolas do entorno da Secretaria, para que tragam seus alunos para assistir as palestras”, explicou.

O primeiro convidado tem um vasto currículo e muito a dizer. Geraldo Edson de Andrade, além de crítico de arte, escreveu oito obras de ficção, algumas das quais premiadas pela União Brasileira de Escritores (UBE), é presidente de Honra da Associação Brasileira de Críticos de Artes; da Association Internacionale de Crítiques D’Art; e Sócio da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). O tema de sua palestra será “Passeio pela Memória”, na qual ele fará um panorama de sua carreira. Na ocasião, Geraldo Edson também lançará o livro Natalenses, no qual estão incluidos dois livros de contos:  Coração Partido ao Meio (1984) e O dia em que Tyrone Power esteve em Natal (1982). Geraldo Edson terá como mediador na palestra, o amigo, Iaperi Araújo, médico, escritor, artista e crítico de arte, convidado especial para dialogar com o escritor a respeito da sua obra.

A palestra desta quarta-feira dá início ao Ciclo que irá até o mês de outubro. Com os eventos sempre ocorrendo num dia de cada mês no TCP, totalizando seis convidados. Veja a programação completa abaixo:

18/05 – 20h – TCP
Professor Geraldo Edson de Andrade – “Passeio pela Memória

21/06 – 20h – TCP
Professor José Xavier Cortez – “Rodas de Conversa”

13/07 – 20h – TCP
Professor Moacyr de Goes – “A arte de criar realidades”

23/08 – 20h – TCP
Fernanda Tavares – “Bastidores e Passarelas” (a confirmar)

19/09 – 20h – TCP
Claudio Oliveira – “Traçando Caminhos”

18/10 – 20h – TCP
Nei Leandro de Castro – “Poetas da minha terra”

Nenhum comentário:

Postar um comentário