quarta-feira, 18 de maio de 2011

É hoje: Geraldo Edson faz palestra no TCP

Ele não mora em Natal há mais de seis décadas. Filho da terra, o jornalista, dramaturgo, escritor e crítico de arte, Geraldo Edson de Andrade, 79, foi embora para o Rio de Janeiro no início dos anos 1950. Porém, a distância nunca foi barreira para sua ligação umbilical com Natal. Cidade que está sempre presente nas suas obras de ficção. É com esse nome ilustre que o Governo do Estado lança hoje, às 20h, no Teatro de Cultura Popular (TCP) o projeto Arte Potiguar no Mundo – Noite Cinco Estrelas, que trará seis nomes de potiguares de renome nacional e internacional no fazer cultural e artístico. Todos eles, mensalmente, participarão do Ciclo de Palestras, no qual falarão sobre seus trabalhos, memórias, experiências, expectativas, projetos e, claro, a ligação com a capital e o Estado do Rio Grande do Norte.

Além da palestra "Passeio pela memória", Geraldo Edson também lançará o livro Natalenses - que reúne contos de outros dois livros dele - e que foi recém lançado no Rio de Janeiro. Antes dessa, a última visita que o natalense havia feito à sua cidade foi em 2008, quando lançou outro livro:
"A traficante do Morro do Careca", uma reedição do original de 1976.

Geraldo Edson visitou Isaura Rosado hoje pela manhã na Secretaria Extraordinária de Cultura e falou um pouco de suas memórias sobretudo afetivas com Natal. Filho de Amaro Pedroza de Andrade, ele lembra que como o pai era muito ligado ao teatro, sua primeira incursão na arte de encenar foi ainda menino, quando participou da peça "Casa de Bonecas" de Ibsen, encenada pela primeira vez no Brasil, pelo Grêmio Dramático de Natal, que era liderado pelo seu pai.

O Ciclo de Palestras será mensal e trará para o Estado, até outubro, várias personalidades que terão muito o que contar. Para a secretária Extraordinária de Cultura do Estado - FJA, o projeto tem a finalidade tanto de registrar a presença e reconher o valor desses notáveis conterrâneos que tanto causam orgulho a quem já os conhece, quanto pode também servir de exemplo e referência para os mais jovens.

Arte Potiguar no Mundo - Noite Cinco Estrelas
Ciclo de Palestras - Geraldo Edson
Dia: hoje
Hora: 20h
Local: TCP - anexo FJA
Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário